CIDADANIA |
Morar com os monges tibetanos, viver com os nômades na China, fazer trabalho voluntário em comunidades rurais, visitar reservas ambientais fechadas ao turismo, estudar questões sociais, religiosas, políticas e econômicas in loco. Isso tudo e muito mais é possível com o Dragons! |
QUEM SÃO OS DRAGONS?
Dragons é uma comunidade de educadores inovadores que acredita firmemente no benefício de experiências culturais que promovam liderança e autoconfiança nos jovens, construindo desta forma um senso maior de cidadania global.
A partir da interação com culturas estrangeiras, o potencial desses jovens é desenvolvido através das relações pessoais, experiências de estudo do ambiente ao qual são expostos, reflexões e questionamentos de valores, bem como o autoconhecimento.
Fazer com que o mundo seja uma grande sala de aula é a missão maior dos Dragons. Os programas Dragons são experiências autênticas, profundas e com itinerários complexos, levando os alunos a uma imersão física e cultural, combinando os melhores ingredientes para uma experiência educacional fora do comum.
As relações pessoais construídas ao longo dos programas, os componentes de cada curso e os recursos construídos ao longo dos 24 anos de existência, garantem aos participantes uma experiência acadêmica que expandirá profundamente sua compreensão do mundo.
A Universidade de Princeton escolheu os programas Dragons "China Bridge Year", "India Bridge Year" e "Senegal Bridge Year" para enviar seus alunos anualmente com o objetivo de complementar a formação acadêmica dos mesmos.
Os pilares da filosofia Dragons podem ser divididos em: Cidadania Global - em que os participantes aprendem a se conectar com outras culturas para descobrir o mundo e seu lugar nele; Auto-exploração em que os participantes fazem perguntas para aprender mais sobre seus valores; e na liderança e criação de novas habilidades.
QUEM SÃO OS ALUNOS DRAGONS E COMO SÃO OS PROGRAMAS?
São estudantes de 15 a 22 anos que já tenham nível de inglês intermediário para avançado, com curiosidade de explorar um novo mundo e preocupados em fazer a diferença na sociedade que vivem.
Os programas acontecem entre os meses de Junho e Agosto e podem ter duração de 4 ou 6 semanas. Para os alunos de escolas brasileiras, recomendamos o programa de 4 semanas. Para alunos que estudam em escolas internacionais no Brasil, o calendário das 6 semanas pode funcionar. Consulte o STB.
Os grupos são pequenos - de no máximo de 12 alunos, acompanhados por professores e mentores, grande parte com mestrado e doutorado em áreas de estudo como sociologia, antropologia, ciências políticas, religião, filosofia, economia e gestão ambiental. A cada quatro alunos os programas disponibilizam um mentor/professor.
Os programas são compostos por nove componentes principais, sendo que cada programa pode ter maior foco em componentes específicos.
São eles:
Rugged Travel | É o "modo de viajar" como os locais: os alunos fazem os trajetos e se hospedam como as pessoas daquele destino. Viajam em transportes incomuns como trator, jangada, camelo, caminhão etc, e ficam hospedados em acomodações locais bem simples. |
Homestay | Os alunos ficam em casas de famílias locais durante uma parte do programa e realmente fazem uma imersão na vida local através das experiências com essas famílias. |
Trekking & Wilderness Exploration | Exploração de florestas, montanhas, regiões rurais, lagos e reservas pouco exploradas por turistas. Longas caminhadas e em alguns casos acampamento em tendas. |
Service Learning | Para os Dragons só existe trabalho voluntário verdadeiro se for em prol da comunidade local - só assim pode existir aprendizado real por parte dos alunos. Com essa missão, os alunos se envolvem de forma genuína nos projetos sociais das comunidades locais. |
Survey of Development Issues | Estudo das principais questões das comunidades, como saúde, recursos, conflitos, cuidado com as crianças, trabalho, dentre outras. |
Independent Study Projects | Oportunidade dos alunos desenvolverem um tópico de interesse específico ao longo da experiência. Os projetos são monitorados por monges, artistas, músicos e outros membros importantes das comunidades. |
Language Study | Aprendizado do idioma local. Alguns programas oferecem este componente de maneira bem intensiva, com situações de rotina de aulas diárias. |
Introduction to Philosophy/Comparative Religion | Os estudantes têm a oportunidade de conhecer novas religiões, estudá-las e compará-las durante os programas. |
Focus on Inquiry | Introdução a um foco acadêmico específico, como questões de minorias, planejamento de expedição, uso da terra, arte e música. |
Assista aos vídeos de cada componente do Dragons:
Observando os nove componentes principais de cada programa, os alunos escolhem destinos como China, Tailândia, Burma, Camboja, Indonésia, Himalaia, Índia, Nepal, África, Jordânia, Guatemala, Bolívia ou Nicarágua.